

Escola Estadual de Ensino Fundamental
General Gomes Carneiro
Rua Carlos Lang, 125 - Santa Maria-RS

Boas-vindas da diretora
A escola tem por objetivo desenvolver, através da unidade de trabalho, uma Educação Democrática e a integração da comunidade escolar, formando pessoas conscientes e politizadas, integradas na comunidade e conhecedoras de suas capacidades e limitações. Para tal, propicia ao aluno condições de desenvolvimento intelectual, psicológico, social e físico, para que cresça de forma sadia e participe como elemento ativo e produtivo da sociedade.
Através do desenvolvimento do trabalho conjunto entre direção, professores, pais e funcionários, é assegurado ao aluno: conteúdo condizente com seu nível de conhecimento;
Avaliação condizente com o desempenho global; Acesso a informação atualizada mantendo a relação do conteúdo, realidade de sua comunidade, cidade, estado e país; Acesso a livros para leitura e pesquisa; Ambiente agradável na escola; Participação de forma produtivas das atividades de classe e extra-classe. Esse é o objetivo da escola para todos os alunos e aqueles que quiserem fazer parte da escola Gomes Carneiro.
Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu tijexto. É fácil! Basta ccarm "Editar Texto" ou r duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu cnteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ót Atenciosamente,
Prof. Tânia Elizabeth Martins Leão, Diretora.
"Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.E a vida é muito curta para ser insignificante."
- Charles Chaplin
SOBRE
Nossa escola
Use dados, transforme a educação
Acreditar que dados são essenciais no processo de transformação da educação brasileira é o que tem movido o QEdu. Nosso time acredita que é possível sim dar vida aos dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados a fazerem melhores escolhas na educação. Com esse ideal, aplicamos tecnologias inovadoras e design moderno para facilitar o acesso aos dados educacionais, usamos referenciais teóricos sólidos para mostrar como é possível usar os dados, e assim construímos o QEdu, um projeto inédito desenvolvido em parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann. Nós queremos estar presente no dia a dia das instituições e pessoas comprometidas com a melhoria da educação básica, e, por isso, buscamos sempre conhecer e suprir as necessidades das escolas e redes educação com relação ao uso de dados e indicadores educacionais. Para isso, o QEdu está criando conexões mais fortes com cada um de seus públicos, oferecendo mais dados, mais informações, mais conhecimento, aprendendo e crescendo junto com ele, criando uma rede de pessoas interessadas, engajadas e empoderadas para transformar a educação do Brasil.
Nossa história
A construção do 1° prédio de nossa Escola iniciou-se no ano de 1960 e seu funcionamento aconteceu no ano seguinte.
A oficialização da escola deu-se pelo decreto 12.628, de 28 de setembro de 1961, quando recebeu o nome de Grupo Escolar das Proximidades do 7° Regimento de Infantaria (7° RI).
A lª diretora foi a prof.ª Elda Alice Mínharat Tocheto, que permaneceu de 1° de março de 1961 até 17 de agosto de 1964.
Em 08 de agosto de 1963, o decreto n° 15.426 denomina nossa Escola de Grupo Escolar Gomes Carneiro.
A casa do zelador foi construída em 1966.
Os anos foram passando e as necessidades físicas iam aumentando. A ampliação da Escola era urgente. Foi construído o prédio dos fundos, em 1972, onde hoje, funciona a cozinha, o vídeo e a Pré-escola.
Não só a necessidade física era grande, mas também havia de se atender aquelas crianças com deficiências mentais educáveis. Para tal, foi criada a classe especial em 1974, funcionou até 1992. A partir de 1993, esta classe foi transferida para o Instituto de Educação Olavo Bilac.
Em 05 de janeiro de 1976, a Portaria 00.031, autorizou o funcionamento da 6ª série.
Em 27 de dezembro de 1979, pela Portaria 33.843, a Escola passou a chamar-se Escola Estadual General Gomes Carneiro - lª a 6ª série.
O jardim da Infância, nível B, foi autorizado a funcionar pela Portaria 58.703 de 19 de dezembro de 1984.
A 7ª e 8ª série foram autorizadas a funcionar em 11 de março de 1988, pela Portaria 02.517 e a Escola passa a chamar-se Escola Estadual de 1° Grau General Gomes Carneiro, e conforme Portaria de Designação nº 00303 de 03/12/00, Diário Oficial de 11/12/00 a Escola passa a chamar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Gameiro.
Depois de muita luta de toda a comunidade escolar, no dia 12 de junho de 1988, foram inaugurados os prédios novos da Escola em substituição aos velhos prédios de madeira.
Por perceber o nome de General Gomes Carneiro, nossa Escola sempre recebeu carinho e atenção do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (7° BIB).
Nossa Escola sempre participou de jogos, exposições, projetos, desfiles, concursos e outras atividades culturais e recreativas em nível Municipal e Estadual. A Escola sempre foi bem representada e muitas vezes alcançou sucesso.
AS DIRETORAS DA ESCOLA GOMES CARNEIRO
A primeira Diretora foi professora Elda Alice Minhara Toneto.que teve sua direção exerta de 1ª de março de 1961 até 17 de agosto de 1964.Foram também diretoras da Escola as professoras: Ledy Cabral Cruz (1964/1966),Olga Machado Berleze (1968/1969), Maria Xavier Motta Loose(1969/1972), Therezinha Bidel Dornelles (1972/1974),Cledy Magano Ribas (1974/1977) , Daily Machado Marchiori (1977/1978) , Maria Helena Bianchi Ferreira Janisck (1978/1984),Marlene Antonia Ribeiro Vargas (1984/1986), Resenda Nunes Vaz (1984/1995), Marlenir Antoninha Carlosso que atuou 10 anos na direção desta Escola e faleceu no exercício de suas funções, nos deixando um legado, onde seguimos até hoje, com muito carinho e respeito ao seu trabalho e consideramos a Professora Marlenir Carlosso como nossa "ETERNA DIRETORA". Também atuaram na direção as professoras Angela Leite Jacob, Neusa Tavares Interina, e Jurema Fenalte de Oliveira Minuzzi no período de transição(2009)
Hoje representa a Direção da Escola a professora Tânia Elizabeth Martins Leão,que esta atuando no seu segundo mandato(2010 a 2012- 2013até 2015). A Escola é administrada pela Direção,Conselho Escolar e participação ativa do Círculo de Pais e Mestres, estando na sua presidencia a Professora e Vice Diretora Eva Melaine Costa Ferreira ;além desses segamentos ,possui um quadro de 45 professores 12 funcionários e aproximadamente 600 alunos.Está organizada em três turnos manhã e tarde , onde funcionam os anos iniciais e séries finais do ensino fundamental e a noite a EJA( Educação de Jovens e Adultos). Nossa Escola sempre participou de eventos alcançando sucesso inclusive nos índice do IDEB no Município de Santa Maria no Ensino Básico.
ESCOLA GOMES CARNEIRO - ANTIGA BRIZOLETA
Em 1950,metade dos brasileiros não sabia ler,quase metade dos gauchinhos em idade escolar saia da escola antes de completar o Ensino Fundamental e o índice médio de reprovação dos que permaneciam estudando era de 35,39%.
Eleito governador em 1958,Leonel Brizola fez da educação uma meta. Após mapear as necessidades do Estado,criou o Plano de Emergência de Expansão do Ensino Primário,que previa a escolarização de crianças de 7 aos 14 anos. Conforme o livro O Rio Grande Coberto de Escolas , de Caludemir de Quadros, isso se daria com a implantação de programa Nenhuma Criança sem Escola, também conhecida como plano das duas mil , já que o plano era construir 2 mil escolas em 2 anos.
Desse projeto surgiram as escolinhas do Brizola ou "BRIZOLETAS" , apelidos dados às 1045 unidades escolares cosntruidas nos quatro anos do governo Brizola(1959-1963). Santa Maria foi beneficiada por várias dessas escolas , e três delas completaram cinco decadas de existência em 28 de setembro 2011.São elas: Gomes Carneiro,Dom Antônio Reis e Antônio Xavier da Rocha.
Frutos de um mesmo canetaço do governador, as três nasceram como pequenos grupos escolares erguidos em madeira e foram crescendo ao longo desses 50 anos de história.
FILOSOFIA DA ESCOLA
A Escola propõe-se a uma educação :
- Integral , humanitária , democrática , crítica e participativa;
- integrada com as miudanças sociais , políticas e economicas, aberta ao saber cientifico e tecnológico ;
- relaciona a teoria à pratica na solução de problemas da vida diária;
- prepara o aluno para o exercício de sua cidadania;
- respeita sua bagagem cultural e sua crença;
A Escola busca a formação de alunos criativos,consciente de seu valor na sociedade,responsáveis e construtivos.
O professor deve ser : humano, equilibrado , justo , democrático, atualizado , dinâmico e questionador.
As relações entre os segmentos que integram a comunidade escolar baseiam-se na valorização pessoal e profissional, no respeito mútuo , no processo democrático e no comprometimento e participação de cada um.
O processo ensino-aprendizagem se dá através de interdisciplinaridade, baseada no planejamento que parte da realidade e dos interesses do aluno,realizada po todos os professores.
O trabalho da Escola busca o resgate de hábitos, atitudes e valores pessoais, morais e sociais , direcionadas a um melhor convívio na sociedade.
A avaliação do processo ensino-aprendizagem se dá de maneira constante, cumulativa , dialogada , interdisciplinar e realizada por toda comunidade escolar.
A avaliação é diagnóstica. Este diagnóstico tem como principal objetivo um repensar de todo o processo em que o fazer pedagógico possa ser redimensionado, com vistas a evitar o fracasso e promover o crescimento da cominudade escolar.
BIOGRAFIA DO GENERAL ANTONIO ERNESTO GOMES CARNEIRO
(Patrono da E.E.E.F. Gen Gomes Carneiro)
Nascido em Serro ,província de Minas Gerais,aquele que seria uma figura legendária de nossa história,desde o início de sua vida demonstrou brilhante fé de oficío. Foi o pimeiro se alistar como Soldado no Corpo de voluntários da Pátria,por ocasião da Guerra do Paraguai. Já no teatro da Guerra,recebe as divisas de Cabo. Toma parte nos sangrantos combates de AVAÍ LOMAS VALENTINAS,CURUPAITÍ e ESTERO BELLACO,onde é ferido gravemente. Por tantos de brvura e vontade indômita de vencer vai galgando os degraus da hierarquia e atinge o posto de Tenente.Em determinado combate,comandadndo uma companhia,é mais uma vez ferido; nessa ocasião,em lugar de esorecer,seu ânimo redobra e então se lança impetuosamente com seus comandados contra o inimigo.Ao retornar à Pátria, quando o fim da Guerra,engrandecido pelos seus feitos e trazendo consigo a satisfação e o justo orgulho dos que souberam cumprir o seu dever,novas e dificeis missões o aguardavam,algumas delas fora da caserna. Cumpriu-se todas,comserenidade e enrgia. Ingressou na Escola Militar, e ao concluir o curso, passou á disposição do Ministério da Agricultura a fim de praticar em estrada de ferro.Em 1891 é inagurada uma linha telegráfica de cuja construção estivera ancarregado.Em 1893 recebeu sua última missão na terra. No cumprimento dessa missão quelhe custou a própria vida,usando as apalavras do Marechal Floriano Peixoto,"escreveu a mais bela páina da histótia militar de um povo". Nessa época havia assumido a Presidência da República o Marechal Floriano Peixoto.O regime republicano não havia ainda se consolidado e em consequência,devido às paixões políticas,surgiram dois movimentos armados,unidos com o mesmo propósito: a derrubada do governo central.Era necessário barrar os revoltosos em sua marcha para a capital do País. O Marechal Floriano Peixoto manda chamar Gomes Carneiro e o nomeia Comandante das forças em operações ao Norte de Santa Catarina. Era o dia 17 de novembro de 1893.Gomes Carneiro deveria combater com os próprios elementos que na zona de ação encontrasse. Dando início ao cumprimento da missão parte para a cidade da Lapa,estado do Paraná, e lá chegando,depois de uma longa e penosa viagem,substitui o General Argolo.Começa então o seu grande trabalho: transformar aquela gente medrosa e já desanimada num punhado de 500bravos que iriam lutar contra 3.000 federalistas.Sozinho,com o cerco inimigo apertando cada vez mais,esperando um reforço que jamais chegaria,aqueles valentes homens não esmoreciam e não davam tréguas ao adversário. Apesar da inferioridade em homens e em material,tiveram forças para lhes acertar duros golpes e lhes infligir sérias derrotas.Era a epopéia da LAPA que aqueles homens estavam vivendo,era o trono dos heróis,era a morte que se aproximava.Gomes Carneiro,impertubável e estóico,não admitia em hipótese alguma a idéia de capiyular e procurava sempre transmitir sua fortaleza de ânimo aos seus comandados.Estava em toda parte,orientando,estimulando,infundido confiança.Em 7 de fevereiro de 1894,ao prestar socorro a um de seus ofíciais que havia sidoferido, é atingido mortalmente. Resiste estoicamente ao ferimento recebido , porém a 9 de fevereiro vem sucumbir , depois de cumprir gloriosamente a última missão que lhe foi atrabuida. A LAPA resiste inda por algus dias mas acaba por capitular. Seu Maior defensor já não mais lá se encontra para impedir que tal ato se consumasse.FLORIANO Peixoto ao receber a noticia da rendição , memso sem saber que seu heróico defensor havia sucumbido, exclamou : SE a LAPA caiu , Então Gomes Carneiro MORREU. Sim Gomes Carneiro MORREU em defesa de seus ideais. MORREU, mas deixou bem viva a chama crepitante da honra não ultrajada,brilhando sobre imensidão,servndo de guia para os que o sucederam. COBRINDO o corpo do insigne brasileiro estava a BANDEIRA do 17º Batalhaão de Infantaria,um do formadores do nosso Batalhão. E porque nossa ESCOLA PASSOU A OSTENTAR ORGULHOSAMENTE O NOME DO DEFENSOR DA LAPA E TAMBÉM PATRONO DO 7º BIB. Pode o heroi da Lapa ser apontado como exemplo das virtudes militares,corporificadas num só homem. Nos momentos dificeis a lembrança de seu feitos é um consolo e uma esperança viva nos destinos do nosso BRASIL.
